(Profª Ms Maria José de Carvalho)
Esta proposta contempla o projeto político-pedagógico da E. M. Dunshee de Abranches , na medida em que articula o Projeto Folclore ao conteúdo programático de História, cujo foco é o” Encontro dos mundos europeu e indígena”.
No segundo bimestre deste ano letivo de 2011, durante as aulas de História, os alunos do 7º ano (Turmas: 1701, 1702 e 1703) realizaram uma dinâmica em grupos, a partir da qual pesquisaram sobre as contribuições das culturas indígenas para o folclore brasileiro.
A dinâmica possibilitou a realização das seguintes etapas diferenciadas : conquistando para o tema; “caçando” o material; distribuindo as tarefas do grupo; lendo textos; produzindo um texto; confeccionando o material; desenhando o lay out do mural.
O alcance dos seguintes objetivos, nortearam a escolha do tema:
· A movimentação corporal dos alunos em sala de aula, tendo em vista que é uma demanda deles;
· O estímulo do aluno à tomada de decisões ao realizar escolhas: a qual grupo vou pertencer? Algum colega ou a professora precisa de ajuda? Que aspectos do folclore indígena mais me interessam (lendas, danças, indumentária)? Vou desenhar? Pintar? Escrever? Recortar? Colar? Grampear? Fotografar ou Posar para a foto?
· A competência de trabalhar em equipe, discutindo, negociando, tolerando, revendo ideias e atitudes.
· A criação de oportunidades para o aluno se expressar em diferenciadas linguagens: desenhando, recortando, colando, construindo frases, selecionando títulos.
· A competência de pensar historicamente as culturas indígenas presentes no Brasil colonial e no contemporâneo, na medida em que o folclore indígena ( leia-se cultura popular) que está tradicionalmente incorporado à cultura da nação brasileira deve ser lido de forma plural. São, portanto, culturas indígenas que, sofrendo alterações, conservam as raízes dos nativos e consolidam o patrimônio cultural brasileiro.
A avaliação ocorreu em via de “mão dupla” : o olhar dos alunos sobre as próprias tarefas e resultados e o olhar da professora para o empenho e o interesse de alguns alunos, bem como o desinteresse e a apatia de poucos, configurando uma análise em forma de conceitos parciais do bimestre.
Sem pretender finalizar nossos estudos, eis aqui uma das revelações que alcançamos : o mural é a cara do coletivo ... é a turma e sua história, ou ainda... histórias sobre as nações indígenas e a cultura popular brasileira (folclore). Singular e plural.
Bibliografia:
Apostila do Professor. Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, Museu de Folclore Edison Carneiro, IPHAN, Ministério da Cultura. Rio de Janeiro.
Boff, Leonardo.O casamento entre o céu e a terra. Contos dos povos indígenas do Brasil. Rio de Janeiro, Salamandra, 2001.
Oliveira, Rui de. A Lenda do dia e da noite. SP: FTD, 2001
Patati, Carlos e Alex, Alan. Brasileiros: terra do grande Encontro, Rio de Janeiro: Marques Saraiva, 2003.
Prezia, Benedito. Brasil Indígena: 500 anos de resistência. SP: FTD,2000.
minha amiga ta ai uhuuuuuuu
ResponderExcluir