terça-feira, 28 de junho de 2011

MURAL DO 7º ANO

            REVELAÇÕES DE UM MURAL PEDAGÓGICO: O FOLCLORE E AS  CULTURAS INDÍGENAS
                                                    (Profª Ms Maria José de Carvalho)
Esta proposta contempla o projeto político-pedagógico da E. M. Dunshee de Abranches , na medida em que articula o Projeto Folclore ao conteúdo programático  de História, cujo foco é o” Encontro dos mundos europeu e indígena”.
No segundo bimestre deste ano letivo de 2011, durante as aulas de História, os alunos do 7º ano (Turmas: 1701, 1702 e 1703) realizaram uma dinâmica em grupos, a partir da qual pesquisaram  sobre as contribuições das culturas indígenas para o folclore brasileiro.
A dinâmica possibilitou a realização das seguintes etapas diferenciadas :  conquistando para o tema; “caçando” o material; distribuindo as tarefas do grupo;  lendo  textos;  produzindo um texto; confeccionando o material; desenhando o lay out  do mural.
O alcance dos seguintes objetivos, nortearam a escolha  do tema:
·         A movimentação corporal  dos alunos em sala de aula, tendo em vista que é uma demanda deles;
·         O estímulo do aluno à tomada de decisões ao realizar escolhas: a qual grupo vou pertencer?  Algum colega ou a professora precisa de ajuda? Que aspectos do folclore indígena mais me interessam (lendas, danças, indumentária)? Vou desenhar?  Pintar? Escrever? Recortar? Colar? Grampear? Fotografar ou Posar para a foto?
·         A competência de trabalhar em equipe, discutindo, negociando, tolerando, revendo ideias e atitudes.
·         A criação de oportunidades para o aluno se expressar em diferenciadas        linguagens: desenhando, recortando, colando, construindo frases, selecionando   títulos.
·         A competência de pensar historicamente as culturas indígenas  presentes no Brasil colonial e  no contemporâneo, na medida em que o folclore indígena ( leia-se  cultura popular) que está tradicionalmente incorporado à cultura da nação brasileira deve ser lido de forma plural. São, portanto, culturas indígenas que, sofrendo alterações, conservam as raízes dos nativos e consolidam o patrimônio cultural brasileiro.
A avaliação ocorreu em via de “mão dupla” : o olhar dos alunos sobre as próprias tarefas e resultados e o olhar da professora para o empenho e o interesse de alguns alunos, bem como o desinteresse e a apatia  de poucos, configurando uma análise em forma de conceitos  parciais do bimestre.
Sem  pretender finalizar nossos estudos, eis aqui  uma das revelações que alcançamos : o mural é a cara do coletivo ... é a turma  e sua história, ou ainda...  histórias  sobre as nações indígenas e a cultura popular brasileira (folclore). Singular e plural.
Bibliografia:
Apostila do Professor. Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, Museu de Folclore Edison Carneiro, IPHAN, Ministério da Cultura. Rio de Janeiro.
Boff, Leonardo.O casamento entre o céu e a terra. Contos dos povos indígenas do Brasil. Rio de Janeiro, Salamandra, 2001.
Oliveira, Rui de. A Lenda do dia e da noite. SP: FTD, 2001
Patati, Carlos e Alex, Alan. Brasileiros: terra do grande Encontro, Rio de Janeiro: Marques Saraiva, 2003.
Prezia, Benedito. Brasil Indígena: 500 anos de resistência. SP: FTD,2000.
Folclore. Disponível em: http://www.miniweb.com.br/.

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